Massa Verde encerra suas atividades

Clientes, amigos, parceiros;
É com grande pesar que comunicamos o fim de nossas atividades. Sim, a Massa Verde está fechando suas portas.
Foram 4 anos nessa batalha, produzindo nossas massas orgânicas com muito amor e carinho. Tentamos, dia a dia, fazer um trabalho diferente, entregar um produto diferente para nossos consumidores. Mas infelizmente, devido a vários fatores, não vamos conseguir seguir nessa luta.
Agradecemos todos que nos ajudaram nessa jornada. E foram muitas pessoas. O que levamos daqui pra frente são esses contatos, de pessoas dedicadas, que olham a cadeia produtiva de outra forma, percebem o alimento com outros olhos. Nós acreditamos nessa luta e vamos continuar ajudando de outras formas.
Estamos vivendo tempos estranhos, o futuro não parece nada com o que sonhamos. Mas cabe a cada um tentar transformar sua realidade e assim, ajudar as pessoas ao seu redor e criar um mundo melhor. 
Grande abraço para todos!
Maurício Senise

Leia mais

Agricultura Sintrópica

A Agricultura Sintrópica trabalha com a recuperação pelo uso. Ou seja, o estabelecimento de áreas altamente produtivas e independentes de insumos externos tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do micro-clima e o favorecimento do ciclo da água.
Trabalhar a favor da natureza e não contra ela, associar cultivos agrícolas com florestais, recuperar os recursos ao invés de explorá-los e incorporar conceitos ecológicos ao manejo de agroecossistemas são algumas das características da Agricultura Sintrópica, mas não são exclusivas dela.
Variações desses fundamentos podem estar associados respectivamente à Permacultura, à Agrofloresta, à Agricultura Regenerativa e à Agroecologia, por exemplo.
Certamente encontraremos aderência de objetivos e convergência de práticas entre essas e muitas outras práticas com bases ecológicas e, diante dos desafios ambientais que hoje enfrentamos, são todas muito benvindas e devem ser devidamente celebradas e estimuladas.
Mas talvez seja justamente por conta dessas intersecções de campos de atuação que muitas vezes os alcances e os limites de cada conceito se confundam.
Uma primeira e simples distinção que poderíamos fazer seria relativa ao fato de que dentro desse universo de conceitos, alguns se referem a sistemas de uso da terra enquanto que outros são sistemas de design e outros ainda uma ciência ou um movimento social e político.
Dentro dessa primeira caracterização, poderíamos dizer que a AS seria também um sistema de uso da terra, porque é voltada para a produção e para a recuperação pelo uso, somada a uma particular cosmovisão.
A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica.
Na Agricultura Sintrópica o estabelecimento de áreas altamente produtivas e independentes de insumos externos tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do micro-clima e o favorecimento do ciclo da água.
O plantio orientado pela sucessão natural e pela estratificação, respeitando a função ecofisiológica de cada componente e garantindo que sejam plantadas, desde o início, todas as espécies que irão compor os níveis dos Sistemas de Placenta, de Acumulação e de Abundância ou Escoamento, são alguns exemplos dos fundamentos básicos da teoria criada por Ernst Götsch que sustentam e orientam a prática.
A partir do entendimento de que a vida na Terra é a maneira pela qual o planeta realiza sua função complexificadora, Ernst Götsch observa os mesmos eventos naturais que costumamos observar mas chega a algumas conclusões bastante distintas e com consequências poderosas o suficiente para reconhecermos nelas alguns convites para uma mudança de paradigma.
Mais em: https://www.agendagotsch.com/agricultura-sintropica/

Leia mais

Sítio Caipirinha encerra suas atividades

Recebemos este e-mail do Sítio Caipirinha, nosso único fornecedor de Leite Orgânico.

 

Queria comunicar que o Laticínio vai encerrar suas atividades.

Completamos 20 anos de história do Laticínio Sítio Caipirinha e hoje decidimos por parar e dar um dos passos mais importantes para nós : encerrar as atividades por um certo cansaço e também por enxergar que precisamos retomar o nosso Sítio como lazer e ter merecido descanso.

O Sítio Caipirinha representa para nós um dos maiores frutos que podemos ter: nossos filhos.

Hoje eles estão grandes, em outros caminhos e também entendem que este amor pelo Laticínio Sítio Caipirinha será eterno e que ele cumpriu o seu papel.

Acredito que conseguimos atingir o que mais desejávamos com o Laticínio: mostrar para os consumidores e parceiros que a produção rural pode ser justa, saudável e preocupada com o meio ambiente e com quem os consomem.

Nós gostaríamos de agradecer vocês, nossos parceiros, que nos ajudaram tanto nessa etapa, e que sempre estiveram consciente da necessidade de um produto consciente como o nosso foi.

O nosso muito obrigado.

Abraços

Isabel Cristina Modolo Witzler

Leia mais

Boas festas

Queridxs! Hora de celebrar e agradecer por tudo que a alimentação orgânica tem proporcionado a todos nós. Pela parceria, desejamos boas festas, e que este novo ano seja repleto de sabedoria e realizações de utopias.
Entraremos em recesso na semana de Natal e Ano Novo, e voltaremos com tudo no dia 04/01.
Em 2019, lançaremos um NOVO SITE, repleto de informações sobre o poder da alimentação orgânica, com receitas, vídeos com preparação culinária, mergulho no universo de nossos produtores e conscientização sobre a nossa indústria de alimentos.
Queremos aperfeiçoar a proximidade com os produtores, logística de entrega, redução de embalagens, dentre outras ações.
Até o próximo ano!
Um abraço da equipe do Núcleo Orgânico.

Leia mais